Autoria, coordenação e apresentação


FILIPA MELO
jornalista, escritora

Desde 1990, como jornalista especializada na área de Cultura/Literatura, trabalhou como repórter (revistas Visão, Grande Reportagem e Ler; jornais Expresso, JL e O Independente; programa Escrita em Dia/ SIC), editora (revista Livros de Portugal/APEL; suplemento Mil Folhas/Público; programa Oriente/ SIC Notícias; programa Magazine e Magazine Livros/ RTP2), crítica, comentadora e consultora (programas Acontece, Jornal2 e Câmara Clara, RTP2). Recebeu o Prémio Nacional de Cultura Sampaio Bruno em 1996.
Actualmente, assina crítica literária no jornal Sol e na revista Ler. É coordenadora geral da programação da Livraria Almedina Saldanha, nomeadamente do «Ciclo do Café», em que se incluem a Comunidade de Leitores Almedina e o ciclo de conversas Nós e os Clássicos.
O seu primeiro romance, Este É o Meu Corpo (Temas e Debates/Sextante) foi publicado em Portugal em 2001 e, desde então, editado em Espanha, França, Itália, Polónia, Croácia, Eslovénia, Sérvia e Brasil. Os seus contos encontram-se publicados em diversas publicações e antologias portuguesas e internacionais. 

Nenhum comentário: