Intervenção da Ministra da Cultura

Intervenção da Ministra da Cultura na apresentação do programa Nós e os Clássicos


"Cumprimento e agradeço o contributo de todos os que tornaram possível este programa;

Cumprimento os responsáveis pela SIC e SIC Notícias, pela aposta num conteúdo cultural novo, por integrarem na grelha, ao longo de 13 semanas, 195 minutos (repetidos várias vezes) de tributo à criação, à grande literatura e aos feitos que verdadeiramente promovem a humanidade;

Saúdo a SIC e a sua direcção de programação, por apostar com este programa, numa solicitação cultural exigente e estimulante, num período em que os intermináveis espaços de comentadores, em todos os canais, destroem sistematicamente a já parca auto-estima nacional, demonstrando que este país divide-se entre os que comentam e os que fazem, entre os que destroem e os que constroem; com “Nós e os Clássicos”, ajudamos a inverter esta espiral negativa - graças à SIC e ao MC, com esta série, construiu-se, criou-se, e, certamente, reproduzir-se-á saber, cultura, conhecimento, educação e, porque não, prazer e entretenimento. Cultura também é prazer.

Agradecimentos à Filipa Melo e a toda a equipa de produção, pela enorme capacidade em concretizar este desafio, pela qualidade, profissionalismo e entrega, também pelo bom gosto nas escolhas feitas, e, em particular, pela nova vida que conseguiram dar a cada uma das grandes obras de literatura seleccionadas na série;


Agradecimento aos convidados, de diversas áreas e sensibilidades, que enriqueceram o programa com a sua participação;


Desde a 1ª hora, o Ministério da Cultura considerou este projecto importante, e desde logo decidiu apoiar financeiramente, o que permitiu a sua concretização.

É com profunda alegria que nos associamos ao nascimento e crescimento de projectos que contribuam para a promoção da língua portuguesa, para o fomento de hábitos de leitura, para o conhecimento de autores portugueses e para a reinvenção das grandes referências literárias do nosso património cultural.

Acredito que estão reunidas as condições para que o projecto tenha o maior sucesso: desde logo os dias e horários de difusão (que agradeço em especial à SIC); mas também as obras seleccionadas, os convidados e os cenários exteriores que inspiraram as reflexões e a partilha de experiências destes leitores excepcionais;


Permitam-me, pois, que refira a particularidade de parte das gravações ter decorrido em espaços do MC – Museu Nacional de Arte Antiga, Museu do Traje, Teatro São Carlos, Museu do Teatro, e as promoções do programa no Palácio Nacional da Ajuda. Dinamizar o património é também conhecê-lo, vê-lo com outro olhar.
Gostaria, ainda, de sublinhar a feliz coincidência do primeiro programa ser emitido no Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Este ano o MC celebra o Dia do Livro através da oferta de livros em museus, palácios e sítios patrimoniais, fruto de mais uma parceria com uma editora, sublinhando uma vez mais o diálogo frutuoso que o Livro permite com todos as outras expressões culturais.
Quando a futura Lei do Cinema estiver em vigor (a sua aprovação foi atrasada pela crise política que se instalou, e que prejudicou milhares de criadores, realizadores, autores, todo o sector cultural que aguardava impaciente, há anos, a revisão da Lei do Cinema, da Lei da Cópia Privada, o Depósito Legal das Imagens em Movimento, a criação da Rede de Cinema Digital, para apenas referir os diplomas da área do Audiovisual que já estavam prontos para serem aprovados em Conselho de Ministros), mas dizia eu, quando a Lei do Cinema estiver em vigor, muitos mais programas como este poderão nascer, graças à obrigação de investimento directo por parte das televisões, que escolherão directamente, sem intermediários, quais os produtos audiovisuais em que querem apostar. Estou certa que iremos abrir uma nova fase na afirmação de televisão de qualidade, como aquela que a SIC nos vai proporcionar com “Nós e os Clássicos”.
Termino renovando os agradecimentos a todos que tornaram possível este programa, com os melhores votos de sucesso e de audiências, que, estou certa, nos irão surpreender."

Nenhum comentário: