NÓS E OS CLÁSSICOS - Apresentação


Livros excepcionais apresentados por leitores excepcionais,
partindo da pergunta: «Porquê ler os clássicos?» (Italo Calvino)

Numa conversa dirigida, mas próxima e informal, dois leitores de excepção, que tanto poderão ser um especialista ou professor da matéria como um apaixonado devotado (um amador esclarecido), falam do seu gosto por um título clássico da literatura portuguesa, bem como da perspectiva que têm sobre o pensamento e a obra do autor. Estes leitores profissionais, obsessivos ou privilegiados partilharão o conhecimento que têm da obra e também a história do seu amor por ela.

O objectivo é mostrar que o contacto com um livro pode ser uma aventura mental e afectiva, uma relação que está viva e é transmissível. De uma forma implicada e até mesmo apaixonada, estes leitores excepcionais discutirão acessivelmente algumas das principais características e contributos da obra e do autor, bem como a sua eventual ligação com a realidade actual.
Os grandes clássicos são habitualmente estudados de um modo sumário, como um dever de cultura ou uma obrigação curricular. São várias vezes ensinados ou mencionados de uma forma enfatuada, num discurso que intimida, mais do que assume a transmissão de gosto e conhecimento.

O programa de televisão Nós e os Clássicos quer mostrar que, num país onde se lê pouco, os grandes livros podem ser apresentados como aquilo que verdadeiramente são: herança universal sem tempo, mas também alimento quotidiano e vivo. Para isso, bastará que a mediação entre a obra e o público seja feita por leitores singulares que sabem comunicar os seus percursos individuais de leitura.

Apresentados e «traduzidos» com paixão e clareza por quem os conhece intimamente, não será difícil nem aborrecido perceber ou relembrar a importância de treze dos grandes títulos clássicos da literatura portuguesa. A atingir-se este objectivo, o programa cativará inevitavelmente tanto o público culto quanto o indiferenciado.


Apresentação, autoria e coordenação
Filipa Melo

Produtora
MBTV

Canal
SIC Notícias

Patrocinadores
100 % Ministério da Cultura

Formato
Entrevista a dois convidados por emissão.

O cenário de cada entrevista foi criteriosamente escolhido de acordo com a sua ligação ao tema da emissão em causa.

O genérico de cada emissão inclui ilustrações criadas para o efeito por treze dos melhores ilustradores portugueses: André Carrilho, André Letria, André Ruivo, Cristina Sampaio, Daniel Silvestre da Silva, Gonçalo Pena, João Fazenda, João Maio Pinto, Luís Manuel Gaspar, Pedro Burgos, Pedro Proença, Susa Monteiro e Tiago Albuquerque.

Periodicidade
Semanal

Horário
Estreia - Sábado, 16h30
Repetições - Sábado, 20h30; Domingos, 9h00 e 18h30; Segundas, 1h30.

Duração
15 minutos por programa. Total de 13 programas (três meses de emissão)

Nenhum comentário: