Notícia

Clássicos portugueses em novo programa da Sic Notícias

20 de Abril de 2011, 21:22
Lisboa, 20 abr (Lusa) -- A lírica de Camões, "Húmus", de Raul Brandão, e "Sinais de Fogo", de Jorge de Sena, são alguns dos clássicos portugueses abordados no novo programa da Sic Notícias apresentado por Filipa Melo e patrocinado pelo ministério da Cultura.
Chama-se "Nós e os Clássicos" e estreia-se no próximo sábado, dia 23 de abril -- Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor --, em horário nobre, com o primeiro de 13 programas de 15 minutos, dedicado à Poesia Lírica de Luís Vaz de Camões, com comentários de Ana Isabel Buescu e Vasco Graça Moura.
"Este é um programa sobre a grande literatura portuguesa... e um clássico é um livro que nunca acabou de dizer o que tinha para dizer", explicou Filipa Melo hoje à tarde, numa conferência de imprensa realizada na sede da Sic, que contou também com a participação da ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, e de Francisco Pinto Balsemão, presidente do grupo Impresa, que inclui aquela estação televisiva.
A ideia, explicou a crítica literária e escritora, "foi juntar especialistas e 'amadores', aqueles que amam os livros", para ter "livros excecionais apresentados por leitores excecionais, partindo da pergunta: 'Porquê ler os clássicos?' -- título de uma obra de Italo Calvino.
"Numa conversa dirigida, mas próxima e informal, dois leitores de exceção, (...) falam do seu gosto por um título clássico da literatura portuguesa, bem como da perspetiva que têm sobre o pensamento e a obra do autor" resumiu.
Assim se justifica que, a par de professores universitários como Fernando Cabral Martins, pensadores como Eduardo Lourenço e críticos literários como Pedro Mexia, haja nomes como o do humorista Ricardo Araújo Pereira e o do político Paulo Portas, entre outros.
Ao longo de três meses de emissão, desfilarão pela Sic Notícias programas sobre as obras de Gil Vicente, o "Livro do Desassossego", de Fernando Pessoa, "A Queda de um Anjo", de Camilo Castelo Branco, "Teatro", de António José da Silva, o Judeu, "Causas da Decadência dos Povos Peninsulares", de Antero de Quental, e ainda "Viagens na Minha Terra", de Almeida Garrett.
A série completar-se-á com "História de Portugal", de Oliveira Martins, "Peregrinação", de Fernão Mendes Pinto, "A Cidade e as Serras", de Eça de Queirós, e "Sermões", do Padre António Vieira.
Com dois convidados por emissão, cada um dos programas -- todos realizados por Fernando Vendrell para a produtora MBTV e financiados pelo Ministério da Cultura, com um total de 80 mil euros -- se estreará ao sábado, às 16:30, e terá repetições ao sábado à noite, pelas 20:30, domingo às 09:00 e 18:30 e segunda-feira à 01:30.
Gabriela Canavilhas saudou a Sic "pela aposta num conteúdo cultural novo": "Eu contei-os, são 195 minutos, repetidos várias vezes, de tributo à criação, à grande literatura e aos feitos que verdadeiramente promovem a humanidade".
O cenário de cada entrevista foi escolhido de acordo com a ligação ao tema tratado e inclui espaços do Ministério da Cultura, como o Palácio Nacional da Ajuda, o Teatro Nacional de São Carlos e os museus de Arte Antiga, do Traje e do Teatro.
O genérico de cada programa inclui ilustrações criadas para o efeito por 13 dos mais importantes ilustradores portugueses, entre os quais André Carrilho, João Fazenda e Tiago Albuquerque.
ANC.
Lusa/fim

Nenhum comentário: